Oficinas Culturando têm aula inaugural
Com cerca de 70 pessoas presentes, momento marca o início dos 5 cursos gratuitos; aulas seguem após o Carnaval
Cerca de 70 alunos marcaram presença na Aula Inaugural das Oficinas Culturando, convênio entre AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” e Secretaria do Estado da Cultura, através da Emenda Parlamentar do deputado estadual Simão Pedro.
Demonstração de dança do ventre, uma das modalidades a serem ensinadas
Cavaquinho também terá oficina. Na foto, professor Roberto com Adilson Koiti Kanehira
A animação com as propostas de aula apresentada pelos oficineiros foi a marca da noite. A professora Andressa Costa, com a Dança do Ventre, mostrou um pouco do que os alunos aprenderão. Já Roberto Nascibem e seu aluno encantaram, executando Brasileirinho no Cavaquinho e Guitarra. Já Marcelo Augusto de Moraes, secretário de cultura de Monte Azul Paulista e professor de pintura, apresentou um pouco dos seus trabalhos em tela, trazendo obras e projetando outras no telão.
Durante a apresentação dos professores, o também oficineiro Élio Floriano, de Matão criava no chão, com areias coloridas, uma flor, através da técnica da Areiografia. Haverá, ainda, aulas de Canto Coral com a professora Tatiane Lampa.
Durante a apresentação dos professores, foi explicada a dinâmica das aulas, regulamento interno do projeto e quanto aos materiais dos alunos, fornecidos pela AGCIP.
Dentre as questões, muitas fizeram menção à associação e seus vínculos com a Prefeitura, que não existem formalmente: em algumas ações, a AGCIP possui parceria com a prefeitura de Monte Alto e outras da região; porém, é uma instituição que possui regimento e condução própria.
Por fim, Daniel Tercino, advogado da AGCIP, representando o presidente da associação, João Roberto da Silva, agradece aos pais, alunos e professores pela confiança depositada na equipe. Salienta que esse foi “mais um projeto conquistado com suor e muito trabalho” e que “a AGCIP pretende, mais e mais, abrir as portas da Cultura para a comunidade montealtense e de todos seus parceiros e associados”.
Oficinas Culturando
Essa realização da AGCIP em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, através de emenda do deputado Simão Pedro, tem como objetivos promover, valorizar e mostrar a pluralidade e criatividade cultural brasileira, com ênfase em oficinas culturais.
A iniciativa oferece cursos gratuitos de Areiografia, Danças Populares, Cavaquinho, Desenho e Pintura em Tela e Canto Coral. O projeto ocorrerá na sede da AGCIP, na rua Jeremias de Paula Eduardo, 1803, Centro.
As aulas ocorrem entre fevereiro e agosto, finalizando com uma Mostra Cultural dos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas. Tal mostra será subdividida entre as cidades de Monte Alto e Barretos (esta última, na Festa do Peão de Barretos de 2012).
Info
Para saber sobre o início das aulas e se você ainda quer cursar as oficinas, entre em contato com a Coordenação Geral pelo e-mail contato@agcip.org.br ou pelo telefone (16) 3241.2641, com Júlio.
Comentários