Etapa Monte Alto
Festival de Viola classifica mais artistas na etapa de Monte Alto
Projeto da AGCIP, por meio de emenda do deputado Roberto Felício, se une ao mais tradicional evento do País, promovido por Os Independentes
O sábado reservou bom público e muita competitividade na 1ª etapa classificatória do Festival de Música Raiz 2010, que distribuirá R$ 15 mil em prêmios. O local foi a sede da AGCIP, que criou o projeto, engrandecendo a “Violeira Rose Abrão”, promovida por Os Independentes, de Barretos e o mais antigo festival de música moda de viola do país (existe há 27 anos) e que já revelou grandes talentos como Rio Negro & Solimões.
Quem prestigiou o evento conheceu composições de moda de viola inéditas. Cinco composições apresentadas garantiram vaga na grande final. Com júri diversificado, equilibrando apreciadores e conhecedores mais técnicos da Moda de Viola, o destaque ficou para os pratas da casa: com as maiores somatórias de notas se classificaram João Roberto & Marcelo Viola (com a moda composta por João; “Nas Mãos de Tião”) e Claudemir & Valdecir (com a moda composta por Valdecir e Léo Viola: “Questão de Honra”).
João Roberto & Marcelo (Monte Alto – 1o lugar)
Valdecir & Claudemir (Monte Alto – 2o lugar)
Tonho Mineiro & Laureano (Matão – 3o lugar)
Carlos Torres & Ronaldo (Catanduva – 4o lugar)
Luis Gustavo & Luis Augusto (Ribeirão Preto- 5o lugar)
Com a participação de duplas vindas de Minas Gerais e também da capital paulista, os outros três classificados foram: Tonho Mineiro & Laureano, de Matão, com a moda “Culpado ou Inocente”; Carlos Torres & Ronaldo, de Catanduva, com “Saudade do Transporte” e os ribeirãopretanos Luis Gustavo & Luis Augusto, com “A Viola, Eu e Ela”.
Jovens de 13 e 14 anos, passaram por vários programas de televisão, se sagrando vencedores do festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV, no ano passado.
Mais
No domingo, mais 5 duplas se classificaram em Barretos; as próximas classificatórias acontecem nas cidades de Guaraci, amanhã, 24 e Ibitinga, no domingo, 25.
Vinte composições inéditas vão disputar a final no dia 15. Os intérpretes da música vencedora irão se apresentar na 55ª Festa do Peão de Barretos (tanto no Palco Culturando, da AGCIP, quanto no palco da Arena de Rodeios) e durante Encontro Nacional da Diversidade Cultural que acontece de 5 a 7 de setembro, no Rio de Janeiro, acompanhando a caravana de cultura caipira que levará manifestações culturais de todo interior de SP.
Maiores informações nos sítios: www.agcip.org.br e www.independentes.com.br.
Comentários