Escolha os filmes para a seção do cineclube deste mês de março
Selecionamos 6 títulos da nossa Videoteca e precisamos da sua opinião para escolher qual das opções dará início à volta do cineclube no dia 15 de março, na sede da AGCIP.
Os Doces Bárbaros (1976)
Direção: Jom Tom Azulay
O documentário dirigido por Jom Tob Azulay registra a turnê de shows “Os Doces Bárbaros”, que aconteceu em 1976 em comemoração aos dez anos de carreira individual de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Foi uma turnê de sucesso que se iniciou por São Paulo e passou por Campinas e Curitiba, mas foi interrompida por um incidente policial em Florianópolis, envolvendo Gil e um flagrante de maconha.
Ainda em plena ditadura militar, o caso tomou proporções desmedidas, levando Gil à prisão, julgamento e internamento em clínica de desintoxicação. O filme registra depoimentos dos geniais baianos, cenas de bastidores, o julgamento de Gil e impagáveis números musicais. Versão integral sem os cortes da Censura Federal.
É Simonal (1970)
Direção: Domingos Oliveira
Fã (Irene Stefânia) de Wilson Simonal viaja para o Rio de Janeiro para encontrar seu ídolo. Passando-se por jornalista, a moça consegue se aproximar do cantor durante um ensaio. A comédia musical reúne ainda imagens antológicas do artista em shows na boate Sucata e no Maracanãzinho.
Loki, Arnaldo Baptista (2009)
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Documentário biográfico sobre a vida e a obra de Arnaldo Baptista, que foi o líder e fundador da banda Os Mutantes, uma das bandas brasileiras mais conhecidas e também parte fundamental do movimento conhecido como Tropicália. Os altos e baixos do grupo, a saída de Rita Lee, e também depoimentos de pessoas como Sean Lennon, Kurt Cobain e Devendra Banhart, todos grandes admiradores dos Mutantes.
Cartola – Musica Para os Olhos (2007)
Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Através da linguagem documental – contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.
Rock Paulista (curta) (1988)
Direção: Anna Muylaert
A cena do rock paulista, com as bandas Titãs, Ira!, Mercenárias, RPM.
Hip-Hop SP (curta) (1990)
Direção: Francisco Cesar Filho
O curta-metragem focaliza a violência urbana vista através da então recente explosão da cultura hip-hop como manifestação estética das classes menos favorecidas de São Paulo.
Deixe seu voto
Qual filme você deseja assistir no cineclube em março?
- Cartola – Musica Para os Olhos (2007) (45%, 5 Votes)
- Rock Paulista (curta) (1988) (27%, 3 Votes)
- Os Doces Bárbaros (1976) (9%, 1 Votes)
- Loki, Arnaldo Baptista (2009) (9%, 1 Votes)
- Hip-Hop SP (curta) (1990) (9%, 1 Votes)
- É Simonal (1970) (0%, 0 Votes)
Total Voters: 11
Comentários