Economia da cultura é processo ’em direção ao mundo do futuro’, afirma ministro do Minc
No encontro que marcou o encerramento da programação oficial da X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (Bahia), nesta sexta-feira (5), o ministro da Cultura, Roberto Freire, destacou a importância cada vez maior da economia da cultura para o Brasil e os demais países da CPLP. O encontro foi em Salvador (BA).
“Neste momento em que o planeta vem passando por aquela que talvez seja a maior revolução que a aventura humana já experimentou, com profundas mudanças que afetam a sociedade, as relações e as instituições, falar sobre economia da cultura é reafirmar um processo irrefreável em direção ao mundo do futuro”, afirmou.
Freire citou o Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul), evento cuja terceira edição acontecerá em São Paulo no próximo ano (as duas primeiras foram realizadas em Mar del Plata, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia, respectivamente), como um exemplo do papel determinante do setor cultural no desenvolvimento econômico das nações.
O ministro ainda destacou a recriação da Secretaria de Economia da Cultura do Ministério da Cultura (MinC) e também o lançamento da Coleção Atlas Econômico da Cultura. Os dois primeiros volumes foram distribuídos aos representantes de cada um dos países participantes da reunião.
Fonte: http://www.cultura.gov.br
Comentários