4 de junho de 2013

Encontro com Minc, dia 7/6, em Monte Alto

Gestores culturais estarão em Monte Alto para encontro com MinC

Evento acontece nessa sexta, dia 7, aberto a todas cidades e agentes culturais interessados: focos são conferência e estações ferroviárias

Nessa sexta, 7, a partir das 9h, a sede da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” – AGCIP recebe gestores culturais da esfera pública, artistas e políticos para mais um importante encontro, mantendo a pauta da Cultura em alta no interior, queiram ou não queiram pessoas e governos.

Dentre os muitos assuntos a serem – sucintamente – trabalhados, dois chamam maior atenção: os preparativos da AGCIP para a 3ª Conferência Intermunicipal de Cultura e o projeto das Estações Ferroviárias.

Para os dois assuntos, a AGCIP conta com “reforço” importante: Valério Bemfica, chefe da Representação do Ministério da Cultura (MinC) em São Paulo.

Conferência

Nos anos de 2005 e 2009, em sintonia com a 1ª e 2ª Conferências Nacionais de Cultura, a AGCIP realizou Conferências Intermunicipais sendo, nas duas ocasiões, a maior conferência do Estado de São Paulo, sempre com mais de 30 municípios participantes.

A expectativa para 2013 é grande; já há cidades candidatas a sediar o evento, que é oficial e tirará, por aclamação, representantes para a Conferência Estadual de Cultura.

 

conf pontal2009
Momento da Conferência em Pontal (2009) – 33 cidades
   

Estações Ferroviárias

Ainda no embalo do encontro com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, em 15 de fevereiro, em SP, Valério Bemfica receberá, em nome do MinC, os levantamentos preliminares que 15 cidades fizeram sobre suas estações ferroviárias, com base na situação estrutural, proprietário da área e fotos da localidade.
   
Marta orientou para que fosse feito um mega-projeto em rede, aproveitando a força da AGCIP no interior e a estrutura jurídica do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), transformando as antigas estações ferroviárias em Centros de Cultura e Artes, no estilo “CEUS das Artes”: seja construindo “do zero” em alguns municípios; seja equipando outras que já desenvolvem trabalhos culturais.

Outras cidades ainda podem trazer levantamentos de suas estações na sexta, protocolando pessoalmente com Bemfica.

Mais

Dentro das ações da AGCIP, haverá a distribuição de CD com as atualizações da legislação vigente, com passo a passo de como montar um projeto cultural e para onde encaminhá-lo, além de modelo de Lei de Conselho Municipal de Cultura e criação de Associação Cultural.

A diretoria também estimulará a formação de um calendário cultural regional, visando à formação de uma rede de eventos e tentando favorecer o intercâmbio de artistas e gestores.

Parcerias

Tendo em vista as dificuldades que as ONGs têm enfrentado no cenário nacional, que afetam mesmo as que trabalham corretas e são reconhecidas (como a AGCIP, de Utilidade Pública Estadual), a associação pretende reforçar as parcerias com os municípios, levando ações culturais como a Exposição Fotográfica itinerante “Negro Interior”, que perpassou mais de 25 cidades em 3 anos, tendo parcerias, inclusive com o Sistema de Museus de São Paulo (SISEM), órgão ligado à Secretaria do Estado da Cultura.

A ideia é criar um calendário de itinerância da expo, que conta com palestras sobre o negro e ligadas ao processo de formação de imagens de uma exposição.

Também se firmará data para o lançamento da 17ª edição da Revista Culturando, já tradicional meio de divulgação da cultura do interior.

Espaço Culturando e MinC

Por fim, um dos assuntos mais atrativos diz respeito ao Espaço Culturando 2013, com palco, tablado e bar para recepcionar a diversidade cultural (conceituada caipirodiversidade) durante as 11 noites da Festa do Peão de Barretos.
 Pelo sexto ano consecutivo, o maior evento da América Latina receberá milhares de artistas, com manifestações as mais variadas, em paralelo com a cultura industrializada que predomina, sobretudo no âmbito da música.

Além dessa importante ação, parceria AGCIP e Os Independentes, está agendado para o dia 19 de agosto encontro com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que deve ir a Barretos e montar um escritório, de onde o MinC despacharia por 3 dias.

Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail agcip@ig.com.br ou pelo tel.: (16) 3241-2641, com Fernanda Pedroso.

conviteMinCMA

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.