23 de agosto de 2018

Projetos financiados pela Lei Rouanet levam literatura a comunidades vulneráveis

Levar livros, educação e fantasia para a vida de crianças, adolescentes e adultos em comunidades vulneráveis nas cidades e no campo é um dos objetivos dos projetos Cantos de Leitura e Leitura no Campo, realizadas pela Rede Educare. A iniciativa, que conta com financiamento obtido por meio da Lei Rouanet, consiste na montagem de bibliotecas comunitárias em locais que levam a potenciais leitores os livros que eles teriam dificuldade de acessar de outra forma.

Uma das bibliotecas do projeto funciona na Cooperativa de Catadores Pro-Recife, que reúne catadores de material reciclável na capital pernambucana. Inaugurada no dia 1º de setembro de 2017, nas instalações da própria cooperativa, a biblioteca atende diariamente duas turmas, cada uma com 30 crianças.

Sócio-fundador da cooperativa, José Cardoso é um entusiasta do poder transformador da cultura. “Eu acho que a gente não pode perder a esperança. E esse projeto foi muito bom para dar mais gás para eu continuar trabalhando”, avalia.

Na outra ponta, a satisfação de quem vê seus escritos mais próximos de um novo público. “Como autora, eu entendi que meu trabalho não era suficiente. Eu tinha que fazer os livros chegarem até as crianças para ajudá-las a criar hábitos de leitura”, relembra a historiadora Kátia Rocha, presidente da rede Educare e idealizadora dos projetos.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br

Comentários

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.